Poda de Formação
A poda de formação tem o objetivo de formar uma boa estrutura de copa, deixando-a simétrica e arejada, o que facilita os tratos culturais e garante uma maior resistência a tombamentos e quebras de galhos. É realizada nos primeiros anos após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção
Poda de Frutificação ou Produção
Consiste na retirada do excesso de ramos produtivos para obter o equilíbrio entre vegetação e frutificação, evitando alternâncias de safras. É realizada durante a fase produtiva das plantas. Deve-se ressaltar que esta poda não aumenta a produção de frutos,
mas regulariza a produção, com frutos que atendem as exigências de mercado.
mas regulariza a produção, com frutos que atendem as exigências de mercado.
Poda de Limpeza
É realizada principalmente na fase de repouso fisiológico das plantas e após a poda de frutificação. Nesta operação são retirados o excesso de ramos, que estejam mal posicionados, fracos, excessivamente vigorosos ou contaminados.
Poda de Renovação
A poda de renovação da copa deve ser considerada quando o objetivo é refazer parte da copa, porém, sem alterar a arquitetura principal da planta.
Poda Drástica
A poda drástica deve ser considerada quando parte da arquitetura principal da planta, como tronco e ramos primários, são cortados com a finalidade de serem reformados e renovados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário