“Fizemos o pesticida a partir de bactérias Bacillus thuringiensis (Bt), produzida através de uma metodologia especial”, afirmou o líder da equipe de pesquisa, professor Dr. Mozammel Hoq. Segundo ele, o elemento já foi testado experimentalmente em hortaliças como a berinjela, o repolho, a couve-flor e alguns outros vegetais, com resultados muito positivos.
“Substâncias químicas tóxicas e nocivas estão entrando em nossa cadeia alimentar devido ao uso de pesticidas prejudiciais, o que é alarmante não só para humanos, mas também para a pecuária e pesca, bem como para o meio ambiente. A utilização deste biopesticida [criado por sua equipe] pode ajudar a remover a poluição química em nossa cadeia alimentar”, justifica o especialista.
O especialista em agricultura e presidente do Subaltern Communication Research Centre, Jahan Delowar, explica que “durante a esporulação, muitas cepas de Bt produzem proteínas cristalinas que têm ação inseticida. Isto levou à sua utilização como inseticidas e na engenharia genética para culturas como berinjela Bt ou algodão Bt”.
A equipe de investigação também contou com a presença dos professores doutores Shakila Nargis Khan, Asaduzzaman Sisir , Arafat Al Mamun , Md Nahinur Rahman Akand e Nusrat Khandker
Fonte:
Autor: Leonardo Gottems
Nenhum comentário:
Postar um comentário