Follow Us @soratemplates

9 de ago. de 2013

Classificação de Solos - Atributos Diagnósticos

Resumo feito a partir do livro Embrapa Solos (1999, 2006)

Material orgânico - originário de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição, os quais podem estar associados a material mineral em proporções variáveis. O conteúdo de constituintes orgânicos impõe preponderância de suas propriedades sobre os constituintes minerais. O material do solo será considerado como orgânico quando o teor de carbono for igual ou maior que 80 g/kg, avaliado na fração TFSA.

Atividade da fração argila - capacidade de troca de cátions da fração argila, calculada pela expressão: T x 1000/g.kg-1 de argila. Atividade alta (Ta) - valor igual ou superior a 27 cmolc/kg de argila e atividade baixa (Tb), valor inferior a 27 cmolc/kg de argila. Não se aplica aos solos de texturas areia e areia franca.

Caráter ácrico - Refere-se à soma de bases trocáveis (Ca, Mg, K e Na) mais Al extraível em quantidade igual ou inferior a 1,5cmolc/kg de argila e que preencha pelo menos uma das seguintes condições: pH KCl 1mol/L igual ou superior a 5,0; ou ΔpH positivo ou nulo (ΔpH= pH KCl - pH H2O)

Caráter alumínico - Al extraível ≥ 4 cmolc/kg de solo associado à atividade de argila < 20 cmolc/kg de argila, além de saturação por alumínio (100 Al+3/S + Al+3) ≥ 50% e/ou V% (100 S/T) < 50%.

Caráter alítico - Al extraível ≥ 4 cmolc/kg de solo associado à atividade de argila ≥ 20 cmolc/kg de argila e saturação por alumínio (100 Al+3/S + Al+3) ≥ 50% e/ou V% (100 S/T) < 50%.

Caráter solódico - saturação por sódio (100Na+/T) de 6% a < 15%.

Caráter salino - presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio (gesso). A condutividade elétrica do extrato de saturação é igual ou maior que 4dS/m e menor que 7dS/m (a 25° C).

Caráter sálico - presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio (gesso). A condutividade elétrica no extrato de saturação é maior que ou igual a 7dS/m (a 25° C).

Caráter carbonático - presença de 150g/kg de solo ou mais de CaCO3 equivalente.

Mudança textural abrupta - aumento no teor de argila dentro de uma distância vertical 7,5cm na zona de transição entre o horizonte A ou E e o horizonte B subjacente. Quando o A ou E tiver menos que 200g de argila/kg de solo, o teor de argila do horizonte B deve ser pelo menos o dobro do teor no A ou E. Quando o A ou E tiver 200g/kg de solo ou mais de argila, o incremento de argila no B deve ser pelo menos de 200g/kg a mais em valor absoluto (ex.: de 300g/kg para 500g/kg, de 220g/kg para 420g/kg).

Caráter flúvico - solos sob forte influência de sedimentos de natureza aluvionar, que apresentam: distribuição irregular (errática) do conteúdo de carbono orgânico em profundidade, não relacionada a processos pedogenéticos; e/ou camadas estratificadas em 25% ou mais do volume do solo.

Caráter argilúvico - solos que têm gradiente textural (B/A) igual ou maior que 1,4 e/ou iluviação de argila evidenciada pela presença de cerosidade moderada ou forte e/ou presença no sequum de horizonte E sobrejacente a horizonte B (não espódico).

Caráter coeso - horizontes subsuperficiais adensados, muito resistentes à penetração da faca ou martelo; são muito duros a extremamente duros quando secos e friáveis ou firmes quando úmidos.

Materiais sulfídricos - São aqueles que contêm compostos de enxofre oxidáveis e ocorrem em solos de natureza mineral ou orgânica, com valor de pH (H2O) maior que 3,5.

Caráter crômico - predominância, na maior parte do B, excluído o BC, das seguintes cores (amostra úmida): matiz 5YR ou mais vermelho, com valor ≥ a 3 e cromas ≥ 4; ou matiz mais amarelo que 5YR, valores 4 a 5 e cromas 3 a 6

Caráter ebânico - dominância de cores escuras, quase pretas, na maior parte do horizonte diagnóstico subsuperficial com predominância das seguintes cores: a) para matiz 7,5 YR ou mais amarelo, a cor úmida tem valor <4 e croma < 3 e a cor seca tem valor <6; b) para matiz mais vermelho que 7,5YR, a cor úmida é preta ou cinzenta muito escuro e a cor seca tem valor <5.

Um comentário: