Follow Us @soratemplates

4 de fev. de 2013

Feijão


O Brasil é o maior produtor mundial de feijão, seguido pela Índia e México, além de produtor é também o maior consumidor de feijão do mundo. O Paraná é o estado que apresenta a maior produção do país, seguido por Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Goiás.
O centro de origem do feijão está localizado no continente americano, por não se saber onde é exatamente o verdadeiro centro de origem da cultura, foi sugerida a criação de três centros, os quais foram identificados através do gene codificante da proteína faseolina, são eles: México, Argentina e Colômbia.
O feijoeiro comum é uma planta pertencente à família Fabaceae, subfamília Faboideae gênero Phaseolus e espécie Phaseolus vulgaris L. Apresenta sistema radicular superficial (cerca de 20 a 40 cm), o qual é composto de uma raiz principal e outras secundárias, caule herbáceo e de crescimento variado, podendo ser determinado ou indeterminado e é constituído de dois tipos de folhas: primarias e definitivas, as folhas primárias são simples e opostas e as definitivas são alternas e trifolioladas. As flores são agrupadas em 4 a 8 formando uma inflorescência e podem ser de acordo com o habito de crescimento, sendo inflorescências do tipo rácimo axilar (no hábito de crescimento indeterminado) e rácimo terminal (no hábito determinado, sua coloração pode variar de acordo com a cultivar. O fruto é uma vagem, deiscente, de forma e coloração variável. As sementes apresentam alto teor de carboidratos e proteínas e se desenvolvem dentro das vagens e são constituídas de tegumento, hilo, micrópila e rafe, exteriormente e de um embrião formado pela plúmula, duas folhas primárias, hipocótilo, dois cotilédones e radícula no seu interior.
Os hábitos de crescimento do feijoeiro são classificados em quatro tipos, são eles, tipo I, II, III e IV, sendo os mais cultivados no Brasil os do tipo II e III. Os feijões com habito de crescimento do tipo I apresentam hábito de crescimento determinado, arbustivo, porte da planta ereto e haste principal e os ramos laterais terminando em inflorescência. Os do Tipo II tem hábito de crescimento indeterminado, arbustivo, porte da planta ereto, caule pouco ramificado, boa produtividade e grande quantidade de vagens localizadas na parte superior da planta.  Os do tipo III apresentam o hábito de crescimento indeterminado, prostrado ou semiprostado, grande desuniformidade de maturação das vagens, grandes quantidade de vagens na parte inferior da planta e ramificação bem desenvolvida e aberta. As plantas do tipo IV possuem hábito de crescimento indeterminado, trepador com excessivo crescimento da haste principal e acentuada dominância apical e baixo numero de ramos laterais.
O estudo das fases de crescimento e desenvolvimento das plantas é denominado de fenologia. A fenologia do feijão é compreendida em duas fases distintas, a vegetativa e a reprodutiva, onde a passagem de um estádio para o outro não é facilmente identificado em campo. A fase vegetativa é entendida como o período desde a germinação até o aparecimento dos primeiros botões florais e é classificada como: Estádio V0 (Germinação); Estádio V1 (Emergência); Estádio V2 (Desdobramento das folhas primárias); Estádio V3 (Emissão da primeira folha trifoliada) e Estádio V4 (Emissão da terceira folha trifoliada). A fase reprodutiva é o período desde a emissão dos botões florais até a maturação das sementes e é classificada em: Estádio R5 (Botões florais); Estádio R6 (Florescimento); Estádio R7 (Início da formação das vagens); Estádio R8 (Enchimento das vagens); Estádio R9 (Maturação das vagens). Dos estádios R6 ao R8 é possível verificar uma maior sensibilidade à deficiência hídrica e ao excesso de água.
No Brasil existem sete grupos de cultivares de feijão, são eles: Carioca, Preto, Mulatinho, Jalo, Rosinha, Roxo e Rajado. Cada cultivar apresenta características e exigências distintas, sendo cultivados e comercializados em vários estados do país.
O feijoeiro é uma planta muito sensível a variações de temperatura, com isso para que o mesmo possa atingir a produtividade esperada é necessário que a temperatura se situe entre 12O C e 29 O C (mínima e máxima), sendo a temperatura ótima de 21 O C, pois, baixas temperaturas reduzem a germinação, emergência das plântulas e a altura das plantas e altas temperaturas (acima de 30º C) causam abortamento floral.
A água é uma “faca de dois gumes” para qualquer cultura, sendo necessária a dose certa, para que a mesma expresse o seu potencial produtivo. Com isso, a deficiência hídrica no feijoeiro pode causar murchamento, diminuição da percentagem de flores fecundadas, amadurecimento precoce das vagens, entre outros, sendo o período mais critico durante a floração e no estádio inicial de formação das vagens. Por outro lado, o excesso de água prejudica o desenvolvimento das raízes, alongamento do hipocótilo, favorecem a incidência de diversas doenças, principalmente se ocorrer juntamente com altas temperaturas, prolongam o ciclo da cultura e atrasam as operações da colheita.
O Feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em propriedades de diferentes áreas e nível de tecnificação, em diferentes regiões do país, sendo uma das culturas de grande importância econômica e social.
O cultivo pode ser realizado de duas maneiras, de modo convencional e plantio direto. No plantio convencional é feito uma aração e duas gradagens sobre o solo, antes da semeadura. Já no plantio direto a semeadura é feita sobre a palhada, apenas no sulco de plantio, não necessitando de arações e gradagens. As vantagens do plantio direto são minimizar a erosão, propiciar maior disponibilidade de água, matéria orgânica e nutrientes,  porém, esse sistema exige mão de obra qualificada e um custo inicial muito alto, sendo rentável a partir do quarto ano.
O sistema de plantio pode ser solteiro ou consorciado. No sistema solteiro planta-se apenas a cultura em questão, O sistema plantio em consórcio é feito plantando-se o feijão e outra cultura na mesma área, sendo realizado principalmente por pequenos agricultores, os consórcios mais comuns são: feijão x milho, feijão x mandioca, feijão x café, feijão x mamona, entre outras.Os benefícios do cultivo em consorcio são, proteção do solo contra erosão, redução na incidência de pragas, doenças e plantas invasoras, entre outras.
O espaçamento para a semeadura do feijão é variável de acordo com o habito de crescimento da cultura, do seu cultivar, da época de plantio, entre outros, porém, não se deve adensar muito, pois, o adensamento aumenta a competição entre as plantas e reduz a irradiação solar sobre as mesmas, podendo dessa forma diminuir a produtividade. A profundidade de plantio é de 3 a 4 cm para solos argilosos e de 5 a 6 cm para solos arenosos. Normalmente o recomendado é um estande de 200 a 375 mil plantas por hectare. 
O feijão pode ser produzido em três épocas distintas, são elas, cultivo das águas, o qual, é realizado nos meses de agosto e novembro, sob condições normais, no início da estação chuvosa, pode ter problemas na colheita, com plantas daninhas e com doenças. O cultivo da seca é aquele cultivado nos meses de janeiro a março esse cultivo necessita da presença da irrigação para a garantia da produção e elevado rendimento. O cultivo do inverno é feito nos meses de abril a julho, sob condições normais, esse tipo de cultivo apresenta problemas com doenças e a sua colheita é realizada na época seca apresentando assim um produto de boa qualidade.
Existem três tipos de colheita, a manual, a semi-mecanizada e a mecanizada, onde a escolha do tipo dependerá de vários fatores, dentre eles, mão de obra, poder aquisitivo, época de colheita, etc. Na colheita manual o arranquio, a bateção e a abanação são realizados manualmente, esse tipo de colheita necessita de 8 a 10 pessoas/dia/hectare, necessitando assim de alta mão-de-obra. A colheita semi-mecanizada é a mais utilizada entre os produtores, nessa colheita o arranquio e o enleiramento são feitas manualmente, a única coisa feita mecanicamente é a trilha. No sistema mecanizado todas as operações (arranquio, trilha e abanação) são realizadas por maquinas, requerendo dessa forma mão-de-obra especializada.
O comercio do feijão no Brasil apresenta uma alta volatilidade no preço, pois a cultura é altamente dependente das condições climáticas, ou seja, na época das chuvas, quando a produção é alta o preço desce, já na época seca, com a escassez do produto, o preço sobe. Essa volatilidade no preço se deve também pela dificuldade na estocagem do feijão, pelo fato do mesmo, envelhecer muito rápido e perder seu valor comercial. O estado de São Paulo é um dos principais formadores de preço do pais.
A classificação do feijão é instituído pela Portaria no 161, do Ministério da Agricultura, em 24 de julho de 1987. Uma das classificações qualidade do feijão é referente aos defeitos, sendo separada em defeitos graves (ardidos, carunchados, germinados e mofados) e defeitos leves (amassados, danificados, imaturos, quebrados e partidos). Alem disso, o feijão ainda pode ser classificado de acordo com a cor em: branco, preto, cores e misturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário